O fim do ano chegou. É hora de se planejar para manter o orçamento em dia e aproveitar mais.

Festas de fim de ano, 13o salário, impostos de começo de ano… Adotar um planejamento financeiro para sua casa e família é uma prática que pode melhorar muito sua qualidade de vida. Preparamos um guia bem simples para você planejar um 2017 e muitos outros anos promissores.

  1. Estabeleça objetivos essenciais

Escreva tudo aquilo que você realmente precisa ou deve fazer. Por exemplo: quitar prestações do cartão de crédito, pagar o financiamento da casa, fazer um curso, etc. Exclua gastos desnecessários, como trocar seu aparelho celular em bom estado, comprar roupas em excesso, comprar um novo veículo caro demais para o orçamento da família.

  1. Elabore um controle de orçamento

Faça uma tabela com:

Despesas (saída do dinheiro)
– Gastos fixos mensais (água, luz, telefone, aluguel, etc)
– Gastos variáveis (lazer, roupas, cuidados pessoais, etc)

e

Renda (entrada do dinheiro)
– Salário, pensão, aposentadoria, etc.

O resultado de seu orçamento do mês é igual (=) à Entrada menos (-) as saídas. Isso é o que sobra mensalmente no seu orçamento.

  1. Planeje seus investimentos

Planeje seus gastos maiores e seus investimentos antes de realizá-los. Por exemplo, se você quiser trocar sua TV, estude a melhor forma de parcelar ou de juntar o dinheiro antes, para não fazer dívida no cartão de crédito ou usar o limite da sua conta bancária e pagar juros elevados.

  1. Cada Real conta
    Planejamento financeiro é um exercício constante. Cada Real conta para um futuro com mais qualidade. Por isso, evite desperdícios e gastos desnecessários, aprenda a fazer escolhas que otimizem seu orçamento e reavalie sempre suas necessidades e prioridades.
  1. Transforme suas despesas e gastos em Pontos Livelo
    Os gastos que você já faria no seu cartão podem render recompensas para você. Aproveite os Pontos Livelo (que suas compras e despesas necessárias geraram) e resgate viagens, produtos e serviços. O orçamento da sua casa vai agradecer.

Agora é com você. Comece um planejamento, aproveite seus Pontos Livelo e boa economia.